Justiça Eleitoral vai ao litoral para promover a biometria

Campanha em Capão da Canoa oferece o cadastramento biométrico aos eleitores de todo o estado

TRE-RS Abertura Na Onda da JE

Nesta segunda-feira (13), a presidente do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini, o vice-presidente e corregedor, desembargador André Luiz Villarinho, e servidores do Tribunal, estiveram em Capão da Canoa, onde ocorreu o lançamento da campanha “Na onda da Justiça Eleitoral”. O evento, destinado às autoridades locais, foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores do município.

A ação, desenvolvida pelo TRE-RS, proporcionará ao eleitor que estiver no litoral, longe do município o qual vota, a possibilidade de fazer o cadastramento biométrico. Os atendimentos iniciaram hoje e se estenderão até o dia 11 de março, das 14h às 20h, na antiga Biblioteca Pública da Câmara Municipal de Capão da Canoa (Av. Rudá, nº 754). Durante os finais de semana não haverá atendimento - à exceção das datas 18 de janeiro, 1º de fevereiro, 7 e 8 de março -, quando as atividades serão realizadas entre 14h e 19h.

No discurso de abertura, a presidente do TRE-RS alertou sobre a necessidade de divulgação do cadastramento biométrico aos cidadãos. A magistrada afirmou que esse procedimento possibilita a atualização do cadastro eleitoral e anula qualquer possibilidade de fraude na identificação do eleitor. Finalizando a fala, reforçou que a coleta digital é um fator agregador de segurança visto que impede que um eleitor vote em nome de outro.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente e Planejamento, Jorge Alberto de Cabral Arbello, representando o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, parabenizou a iniciativa da campanha e agradeceu a presença dos integrantes do TRE-RS no município litorâneo.

Em seguida o vice-presidente e corregedor André Luiz Villarinho, complementou as falas da presidente do Regional, comentando que a ideia da campanha é proporcionar ao eleitor, que está no litoral, a possibilidade de fazer o cadastramento biométrico, visto que em muitos municípios o prazo encerra-se no mês de março desse ano.

Por fim, o representante da Câmara de Vereadores de Capão da Canoa, o vereador Atilar Gilberto Gerstner Filho, expressou satisfação em disponibilizar a sede do legislativo municipal para o lançamento da campanha. Elogiou a iniciativa que se faz necessária “para que não haja mais nenhum tipo de suspeição em relação a qualquer processo eleitoral”. Também mencionou que o quadro de servidores da Câmara será disponibilizado para auxiliar na coleta biométrica dos eleitores.

Após o evento, os integrantes do Tribunal visitaram as instalações da antiga Biblioteca Pública da Câmara Municipal de Capão da Canoa, onde acompanharam o andamento do cadastramento biométrico dos eleitores.

Também compuseram o grupo de representantes do Regional: o secretário judiciário e diretor-geral substituto, Rogério Vargas; o assessor-chefe da presidência, João Marcelo Longhi, o assessor de Comunicação Social (ASCOM), Cleber Moreira, e a servidora do Núcleo de Cerimonial/ASCOM, Luciane Gasperin.

+ Galeria de Fotos

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Cleber Moreira
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido