TRE-RS institui comissão para enfrentamento à desinformação nas eleições municipais de 2020

O objetivo é combater o compartilhamento de notícias falsas referentes à Justiça Eleitoral

TRE-RS Comissão Desinformação

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador André Luiz Planella Villarinho, assinou no último dia 21 de julho a Portaria TRE-RS P n. 576, nomeando a equipe responsável por desenvolver formas de combate à desinformação causada pela disseminação de notícias falsas referentes ao pleito municipal de 2020.

A denominada "Comissão de Enfrentamento à Desinformação do TRE-RS" tem como presidente o diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), desembargador Jorge Luís Dall'Agnol. Além do magistrado, são integrantes do grupo o diretor-geral do TRE-RS, Josemar Riesgo, o secretário judiciário da instituição, Rogerio Vargas, o secretário de Tecnologia da Informação, Daniel Wobeto, o assessor-chefe da Presidência, João Marcelo Longhi, o assessor de comunicação, Cleber Moreira, e o gerente do Núcleo de Ouvidoria, Augusto Schulz.

O principal foco de trabalho da comissão será a discussão de medidas que possam ser adotadas para melhorar o entendimento do cidadão sobre o funcionamento do processo eleitoral, buscando assim mitigar o alcance das informações incorretas compartilhadas, principalmente por usuários de redes sociais e aplicativos de envio de mensagens, durante o período eleitoral.

Primeira ação no combate à desinformação

A primeira ação concreta tomada pela equipe foi a realização de parcerias com as principais rádios da capital do estado para veiculação de peças sonoras, com 30s de duração, contendo esclarecimentos sobre temas referentes à atuação da Justiça Eleitoral e que são passíveis de dúvidas por uma parcela da população.

Além disso, por meio de colaboração com a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), os spots serão distribuídos para outras 321 rádios, associadas à entidade, e localizadas no interior e capital do Rio Grande do Sul.

Texto: Daniel Campos
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira

Últimas notícias postadas

Recentes