Campanha da Justiça Eleitoral para difundir segurança, tecnologia e cidadania percorre municípios do Interior

Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania terminou, nesta sexta (13), roteiro pela Região Norte

TRE-RS: Erechim

Neste mês de setembro, a comitiva do TRE-RS responsável por divulgar a campanha Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania, intensificou suas viagens pelo interior do estado. A presidente do Tribunal, desembargadora Marilene Bonzanini, conduziu os trabalhos do grupo, que esteve em Frederico Westphalen, Erechim e Carazinho.

Frederico Westphalen

Na manhã desta quarta-feira (11), a magistrada concedeu entrevista no estúdio da Rádio Luz e Alegria, de Frederico Westphalen. No mesmo turno, também atendeu a Rádio Seberi.

No começo da tarde, o primeiro compromisso da comitiva foi a visita à sede da 94ª Zona Eleitoral. Logo após, o grupo reuniu-se com os chefes de cartório e juízes eleitorais da região, na sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) do município.

Em seguida, no mesmo local, ocorreu a apresentação da campanha, para uma plateia composta por autoridades da região, advogados, dirigentes de partidos políticos, servidores da Justiça Eleitoral e profissionais da imprensa.

No discurso de abertura, a desembargadora Marilene Bonzanini fez comentários sobre a segurança da informação processual nas últimas eleições. Ela lembrou que a propagação deliberada ou involuntária de desinformação por meio das chamadas fake news, colocou dúvidas na população sobre o processo eleitoral, que foram constantemente dirimidas pela Justiça Eleitoral, com agilidade e prudência.

O prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, seguido pelo presidente da OAB/RS da cidade, Pablo Henrique Kuhnen, agradeceram a presença dos integrantes do TRE-RS no município.

O evento prosseguiu com as palestras dos representantes do Tribunal. Primeiramente, o secretário judiciário, Rogério Vargas, falou sobre os partidos políticos nas Eleições 2020. Em seguida, o servidor Alexandre Basílio, da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), apresentou o projeto Lideranças do Futuro, voltado a promover a cidadania. O coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação, Martinho Marchi, falou sobre a segurança das urnas eletrônicas. A implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJE) foi o assunto trazido pelo coordenador de Registros, Informações Processuais e Partidárias, Carlos Vinicios Cavalcante, e pelo desembargador eleitoral substituto Miguel Ramos.

O vice-presidente e corregedor do TRE-RS, desembargador André Luiz Villarinho, encerrou o evento, apresentando um resumo dos assuntos abordados.

Também integraram a comitiva da instituição, no roteiro de viagens, o diretor-geral Josemar Riesgo, a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Ana Gabriela Veiga, o assessor de Comunicação Social (ASCOM), Cleber Moreira, e a servidora do Cerimonial/ASCOM, Luciana Santos.

Erechim

Na manhã desta quinta (12), a presidente do TRE-RS concedeu entrevista no estúdio da Rádio Difusão Sul Riograndense, de Erechim. Em seguida, a comitiva visitou os cartórios das 20ª e 148ª Zonas Eleitorais, onde acompanhou o andamento do cadastramento biométrico. No local, Marilene Bonzanini concedeu entrevista à RBSTV.

À tarde, a comitiva reuniu-se, na sede da subseção da OAB/RS de Erechim, com chefes de cartório e juízes eleitorais da região. Logo depois, no mesmo local, fez-se a apresentação do projeto.

O prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schimidt, e o presidente da OAB/RS local, Leandro Pogorzelski, agradeceram a presença dos integrantes do TRE-RS. Logo após a abertura, feita pela desembargadora Marilene Bonzanini, os representantes do Tribunal palestraram sobre os diversos temas relacionados ao pleito. O vice-presidente e corregedor regional eleitoral encerrou o evento.

Carazinho

A comitiva terminou, nesta sexta (13), em Carazinho, o roteiro de viagens aos municípios localizados no norte do estado, para o lançamento da campanha. Durante a manhã, a presidente do TRE-RS concedeu entrevista no estúdio da Rádio da Manhã AM. Em seguida, o grupo visitou a sede da 15ª Zona Eleitoral, onde acompanhou o andamento do cadastramento biométrico. Na oportunidade, o vice-prefeito de Carazinho, Fernando Sant’Anna de Moraes, fez sua biometria.

À tarde, a comitiva reuniu-se, na sede da subseção da OAB/RS de Carazinho, com chefes de cartório e juízes eleitorais da região. Em seguida, no mesmo local, ocorreu a apresentação da campanha, com abertura feita pela presidente do Tribunal.

O prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, agradeceu a presença dos integrantes do TRE-RS no município. Logo após, os representantes do Tribunal fizeram suas palestras. O diretor-geral Josemar Riesgo encerrou o evento.

+ Galeria de fotos - Frederico Westphalen

+ Galeria de fotos - Erechim

+ Galeria de fotos - Carazinho

 

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Cleber Moreira
Supervisão: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido