Justiça Eleitoral gaúcha celebra acordo com o Exército

Iniciativa pioneira entre os TREs busca proporcionar mais segurança e agilidade

TRE-RS-Capa-Comando-Militar

Na tarde desta terça-feira (15), o TRE-RS e o Comando do Exército Brasileiro, por intermédio do Comando Militar do Sul, firmaram uma parceria destinada a proporcionar mais segurança e agilidade ao processo eleitoral do próximo ano. O acordo de cooperação, ratificado pela presidente do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini, e pelo Comandante Militar do Sul, General do Exército Geraldo Antonio Miotto, prevê a execução de atividades necessárias à revisão do eleitorado no estado do Rio Grande do Sul, bem como, atos preparatórios para as Eleições de 2020. Essa é uma iniciativa pioneira entre os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o Brasil.

No acordo, o Comando Militar do Sul fica responsável por disponibilizar militares para atuar no recadastramento biométrico, em municípios do estado onde o exército possui efetivo. Ao TRE-RS, cabe coordenar essa atividade, proporcionando condições necessárias para a sua regular execução.

A eficácia do acordo está condicionada à publicação no Diário Oficial da União, e a vigência será até 31 de dezembro de 2020, podendo ser prorrogado, conforme apreciação dos órgãos jurídicos vinculados.

+ Galeria de fotos

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Cleber Moreira e ASCOM/Exército
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido