Encontro Nacional de Comunicação define estratégias com foco nas eleições do próximo ano

A unificação de ações entre o TSE e os TREs foi um dos assuntos debatidos

TRE-RS: encontro assessores de comunicação

Nos dias 10 e 11 desse mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu, na sua sede, em Brasília, o Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral. O evento teve como principal objetivo estruturar um alinhamento de estratégias de comunicação para as eleições municipais de 2020. Representaram o TRE-RS, o assessor de Comunicação (ASCOM), Cleber Moreira, e o servidor da ASCOM, Daniel Campos.

O encontro contou com palestras e uma reunião plenária com os assessores de comunicação da Justiça Eleitoral, em preparação para as eleições do ano que vem. Foram abordados assuntos como: o Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, as ações realizadas pela Justiça Eleitoral frente ao fenômeno de disseminação de fake news nas últimas eleições, pelo juiz auxiliar da Presidência do TSE, Ricardo Fioreze, e o Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, acerca dos sistemas eleitorais e aplicativos da Justiça Eleitoral, pelo secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino.
 
Na reunião plenária, a assessora-chefe de Comunicação do TSE, Ana Cristina Rosa, apresentou um balanço das principais atividades executadas no terceiro trimestre do ano e detalhou as ações que serão desenvolvidas nos próximos três meses, com ênfase no enfrentamento à desinformação, campanhas sobre biometria nos estados, Semana do Jovem Eleitor e valorização do mesário.

Rosa também detalhou o andamento das reuniões que estão sendo realizadas pelo grupo gestor do Programa de Enfrentamento à Desinformação, do TSE, com várias instituições parceiras a fim de projetar estratégias de enfrentamento a informações falsas direcionadas às atividades da Justiça Eleitoral e às Eleições Municipais de 2020. A jornalista frisou a importância da produção e veiculação de conteúdo informativo qualificado como combate à desinformação.

Os participantes também debateram e definiram diversas ações de comunicação a serem implementadas de forma unificada e integrada pelo TSE e por todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Ficou acertado que o Grupo de Trabalho da Comunicação (GT Comunicação), que é coordenado pela assessora-chefe do TSE, desenvolverá e encaminhará um plano para a implantação de uma Política Nacional de Comunicação.

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: TSE
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido