Campanha Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania finaliza roteiro pelo interior do Rio Grande do Sul

Jaguari, Santiago e Santo Ângelo foram os municípios visitados

TRE-RS: Santo Ângelo

A presidente do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini, o vice-presidente e corregedor, desembargador André Luiz Villarinho, e demais representantes do Tribunal gaúcho encerraram o roteiro de viagens ao interior do RS, para divulgar a Campanha Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania Nesta última fase, os municípios contemplados foram: Jaguari, Santiago e Santo Ângelo.

Jaguari

Na manhã desta quarta-feira (9), a presidente do TRE-RS, o vice-presidente e corregedor, e demais representantes do Tribunal gaúcho estiveram na 26ª Zona Eleitoral. No local, o grupo foi recebido pelos servidores do cartório e pelo juiz eleitoral, Diego Savegnago Fajardo. Na oportunidade, Marilene Bonzanini concedeu entrevista à rádio local Vale Verde FM.

Santiago

À tarde, os representantes do TRE-RS estiveram em Santiago. O primeiro compromisso foi no cartório da 44ª Zona Eleitoral, onde o grupo acompanhou o cadastramento biométrico de eleitores. Na ocasião, fizeram a coleta biométrica: o presidente da Câmara de Vereadores, Ernandes Tadeu Machado; o vereador Dionatan Farias; a diretora-geral do campus de Santiago da Universidade Regional Integrada do Altos Uruguai e das Missões (URI);o jornalista da Rádio Santiago, Jones Diniz; e o gerente do escritório da EMATER, Dairton Lewandowski.

À noite, ocorreu o lançamento da campanha Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania no plenário da Câmara Municipal, para uma plateia composta por autoridades da região, advogados, dirigentes de partidos políticos, servidores da Justiça Eleitoral e profissionais da imprensa.

No discurso de abertura, a desembargadora apresentou aos presentes a campanha Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania. Manifestou a satisfação em propagar a municípios do interior um evento que trata de temas de grande relevância, para a Justiça Eleitoral, como: segurança, tecnologia e consciência cidadã. Logo após, o prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda, agradeceu a presença dos integrantes do TRE-RS, e lembrou a destacada atuação do juiz eleitoral Moysés Viana no município. Em 1932,o magistrado foi assassinado ao tentar impedir que uma urna eleitoral fosse fraudada.

O evento prosseguiu com palestras dos representantes do Tribunal. Primeiramente, o secretário judiciário, Rogério Vargas, falou sobre os partidos políticos nas Eleições 2020. Em seguida, O secretário de Tecnologia da Informação, Daniel Wobeto, falou sobre a segurança das urnas eletrônicas. O servidor Alexandre Basílio, da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), apresentou o projeto Lideranças do Futuro, voltado a promover a cidadania.  A implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJE) foi o assunto trazido pelo desembargador eleitoral substituto Miguel Ramos. O vice-presidente e corregedor, desembargador Villarinho, encerrou o evento.

Santo Ângelo

Na manhã desta quinta-feira (10) a presidente e o vice-presidente e corregedor do TRE-RS visitaram, juntos com os demais representantes da instituição, o cartório da 45ª Zona Eleitoral. No local, Marilene Bonzanini concedeu entrevista à Rádio Sepé Tiarajú.

À tarde, os representantes do Regional gaúcho reuniram-se, na sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) de Santo Ângelo, com chefes de cartório e juízes eleitorais da região. Logo depois, no mesmo local, fez-se a apresentação do projeto, que contou com a presença, na plateia, do servidor aposentado Ângelo Caraffa, que durante 32 anos atuou como chefe de cartório da 45ª ZE.

O prefeito de Santo Ângelo, Jacques Gonçalves Barbosa, agradeceu a presença dos integrantes do TRE-RS. Logo após a abertura, feita pela desembargadora Marilene, os representantes do Tribunal palestraram sobre os diversos temas relacionados ao pleito. O vice-presidente e corregedor, desembargador Villarinho, encerrou o evento.

O roteiro pelo interior do RS terminou na manhã desta sexta-feira (11), quando a presidente do TRE-RS e o secretário judiciário da instituição participaram, junto com a juíza eleitoral Marta Martins Moreira, de uma entrevista na Rádio Santo Ângelo.

Também integraram o grupo, no roteiro de viagens, o diretor-geral do TRE-RS, Josemar Riesgo, a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Ana Gabriela Veiga, o assessor da presidência, Augusto Schulz, e a gerente do núcleo de cerimonial, Luciana Santos.

+ Galeria de fotos – Jaguari
+ Galeria de fotos – Santiago
+ Galeria de fotos – Santo Ângelo

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Luciana Santos
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira

Últimas notícias postadas

Recentes