TRE-RS participa do 56º Congresso Anual de Jornais do Interior

Representantes da Justiça Eleitoral falaram sobre a importância das práticas jornalísticas no esclarecimento de dúvidas da população em relação ao processo eleitoral

TRE-RS: Prêmio ADJORI

A presidente do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini, o secretário judiciário da instituição, Rogério Vargas, e o assessor de Comunicação Social, Cleber Moreira, participaram do 56º Congresso Anual de Jornais do Interior. O encontro ocorreu no município de Nova Prata, de 14 a 17 de novembro. O evento, promovido pela Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul, reuniu jornalistas, autoridades de todo o Estado e de outras regiões do país. Na ocasião, também aconteceu a segunda edição do Prêmio ADJORI RS de Jornalismo, que busca incentivar a prática do jornalismo e o crescimento dos jornais.

Durante a cerimônia de abertura, ocorreu uma homenagem ao senador Pedro Simon. Em sua fala, a desembargadora Marilene Bonzanini saudou o homenageado e também dirigiu seus cumprimentos a todos os profissionais de imprensa, ao prefeito da cidade de Nova Prata, Volnei Minozzo e à Secretária de Comunicação do governo do Estado, Tânia Moreira — que representou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no congresso.

A presidente do TRE gaúcho afirmou que o exercício do jornalismo em informar à população relaciona-se com a busca que a Justiça Eleitoral possui em incentivar à cidadania, por meio do asseguramento da lisura das eleições. A magistrada falou ainda sobre os desafios enfrentados no pleito de 2018 para levar esclarecimentos aos cidadãos diante da propagação de desinformação.

Por fim, Bonzanini enfatizou a importância do trabalho realizado pelos jornalistas na informação da população, com credibilidade e responsabilidade, para as Eleições Municipais de 2020. “Não podemos deixar de nos engajarmos cotidianamente na conscientização da população com relação à segurança do processo eleitoral, na higidez de nossas instituições e no combate à propagação da inverdade e do descrédito”, afirmou.

No dia 15 de novembro, o secretário judiciário do TRE-RS, Rogério Vargas, apresentou o painel “A mídia impressa, sob a ótica da Legislação Eleitoral”.

 

Texto: Diandra Tavares
Imagem: Cleber Moreira
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido