Importância do voto da pessoa idosa é tema de evento no TRE-RS

Associação Brasileira do Cidadão Sênior e Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa participarão das palestras

Associação Brasileira do Cidadão Sênior e Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos ...

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul recebe o evento “A Importância do Voto da Pessoa Idosa”, promovido pela Associação Brasileira do Cidadão Sênior (ABRACS) em parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, através da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, no dia 18 de novembro (segunda-feira), às 16h30, no Plenário do Tribunal (Rua Duque de Caxias, 350 – Porto Alegre). No local, haverá atendimento biométrico aos interessados.

O debate contará com três palestras. “A importância do voto da pessoa idosa” será ministrada pelo presidente da ABRACS, Mauro de Oliveira Freitas. Na sequência, o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Costa, falará sobre “A influência do voto da pessoa idosa nas políticas públicas”. Por fim, o chefe da Seção de Programas Institucionais do TRE-RS, Alexandre Basílio, trará para debate o tema “Cidadania a qualquer tempo”. O evento é aberto ao público.

O voto facultativo a uma população que cresce

De acordo com projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgadas em 2018, as pessoas com 60 anos, ou mais, representarão 24,5% da população brasileira em 2042, o que equivale a 57 milhões de pessoas. De 2012 a 2017, a população com 60 anos ou mais cresceu 18,8%, passando dos 25,4 milhões para 30,2 milhões, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características dos Moradores e Domicílios de 2017.

Conforme projeções realizadas pela SeniorLab, consultoria de mercado voltada ao público mais maduro, desde outubro de 2019, o número de gaúchos com 60 anos ou mais passou a ser maior do que o contingente de crianças e adolescentes de zero a 14 anos.

Diante deste cenário, o presidente da ABRACS, Mauro de Oliveira Freitas, entende que o fim da invisibilidade social da população idosa depende da participação deste grupo na eleição dos representantes. “Essa é a melhor forma de garantir voz e pleno exercício da cidadania às pessoas idosas, pois através do voto poderão influenciar na escolha daqueles que apresentarem as melhores propostas de governo e projetos de leis que possam ser implementadas para garantir o envelhecimento ativo e digno no Brasil”, afirma.

Freitas entende que o percentual de idosos com poder de voto tende a crescer nos próximos anos, o que pode gerar novas estratégias nas campanhas eleitorais e influenciar os resultados das eleições. “Como direito fundamental, a pessoa idosa pode e deve ter estimulada sua participação ativa na vida política do Brasil, exercendo sua cidadania plenamente e em defesa dos seus interesses prioritários”, defende.

No Brasil, o voto é facultativo a partir dos 70 anos.

O evento será transmitido pela Radioweb deste Tribunal e pelo Canal TRE Gaúcho no YouTube.

Texto: Isadora Garcia
Imagem: TRE-SP
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido