Colégio de Presidentes abre espaço para a apresentação de projetos desenvolvidos pelos TREs

Desembargadora Marilene Bonzanini apresentou iniciativas elaboradas pelo TRE-RS

TRE-RS: 77 Coptrel

O segundo dia do 77º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) que ocorre em Natal, no Rio Grande do Norte, apresentou uma intensa programação sob o eixo temático “A inovação como motor propulsor de eficiência e sustentabilidade na Justiça Eleitoral”. Participam do evento, a presidente do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini, o vice-presidente da instituição, desembargador André Luiz Villarinho, o diretor-geral, Josemar Riesgo, o assessor de Comunicação Social, Cleber Moreira, e a gerente do Núcleo do Cerimonial, Luciana Santos.

Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país avaliaram questões relativas ao exercício da magistratura e debateram alternativas para o aperfeiçoamento do processo eleitoral no pleito de 2020, por meio do uso das novas tecnologias.

No primeiro dia do encontro, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, proferiu a palestra de abertura: “Os desafios da legislação eleitoral”. Também foi realizado o projeto “Plante a democracia”, quando os presidentes dos Regionais plantaram mudas de plantas na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

Hoje pela manhã, a desembargadora Marilene Bonzanini apresentou quatro projetos desenvolvidos pelo TRE-RS, ao longo desse ano, com a finalidade de facilitar a participação dos cidadãos no processo democrático e tornar mais eficiente o processo eleitoral: Diálogos Eleitorais, a Justiça Eleitoral na trilha da cidadania, experiência de alistamento biométrico no Acampamento Farroupilha e proposta de supressão dos comprovantes de votação na eleição. Outros TREs também apresentaram trabalhos desenvolvidos nos seus Regionais.

Ao final do evento, os presidentes de todos os TREs assinaram a  “Carta do 77º COPTREL na Cidade de Natal”.

Foi definido que o próximo evento será realizado em abril de 2020, em São Luís/Maranhão.

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Cleber Moreira
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido