Constelações familiares são tema de palestra no TRE-RS

Estudo trata do relacionamento entre familiares

TRE-RS: constelação familiar

Nesta segunda-feira (13), o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) do TRE-RS promoveu, no plenário da instituição, o evento Dia das Mães e Constelação Familiar. A psicóloga Renate Müller apresentou a palestra “O papel da mãe e sua influência no êxito profissional sob a ótica das Constelações Familiares”.

A palestra, dirigida aos servidores do Tribunal, teve como objetivo proporcionar conhecimento sobre a técnica da Constelação Familiar, hoje uma prática sistêmica para solução de conflitos adotada por órgãos do Poder Judiciário de todo o país, inclusive pelo Tribunal de Justiça do RS (TJRS).

Desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, a técnica tem por base o conceito de campo de memória, o qual relaciona de forma especial cada indivíduo à sua própria linhagem ascendente. Segundo Hellinger, todo ser humano guarda no inconsciente um arcabouço de memórias e emoções vivenciadas por todos aqueles que lhe precederam.

A lembrança inconsciente do passado afetaria o presente de cada um que, em larga medida, revisita em sua própria vida, questões ancestrais e, tem a oportunidade de, trazendo tais questões à consciência por meio da Constelação Familiar, reconhecer, compreender, perdoar e se libertar do peso atual que elas representem.

Renate Müller ressaltou que, a relação entre um indivíduo e sua família ocorre de maneira análoga à que se dá entre uma estrela e sua constelação, pois trata-se de uma parte que, obrigatoriamente, está inserida num todo. Disso, advém o nome da técnica, que tem como ponto fundamental de partida a relação do filho ou da filha com a mãe, ancestral indispensável à sucessão da linhagem.

Por fim, os servidores participaram de uma dinâmica de grupo mediada pela palestrante, na qual experimentaram, em duplas, a representação de si mesmos e de suas respectivas mães.

+ Galeria de fotos

Texto: Comissão PQVT
Imagem: Luiza Frasson
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido