Cadastramento biométrico é obrigatório em 50 municípios gaúchos em 2019

Eleitores dessas cidades que ainda não fizeram a biometria devem comparecer à Justiça Eleitoral durante período determinado para não terem título cancelado

TRE-RS: biometria 3

Desde 11 de março deste ano, os eleitores de 49 municípios do Rio Grande do Sul já estão convocados a comparecer aos Cartórios Eleitorais ou Centrais de Atendimento ao Eleitor de suas cidades para fazer o cadastramento biométrico e a atualização de dados no cadastro eleitoral. Quem não se apresentar à Justiça Eleitoral durante o período determinado - confira abaixo o prazo para cada localidade  - terá seu título eleitoral cancelado. No dia 17 de junho, o número chegará a 50 cidades, com a inclusão de Casca.

Os cidadãos devem estar munidos de documento de identidade e comprovante de residência. A convocação é destinada a todos os eleitores das cidades listadas que ainda não realizaram a coleta da biometria. Aqueles que já efetuaram o cadastro biométrico, ainda que fora de seu domicílio eleitoral, estão dispensados da obrigatoriedade de comparecer aos postos de atendimento.

“Os eleitores desses municípios que ainda não realizaram o cadastramento biométrico obrigatório devem comparecerem com antecedência aos postos de atendimento, para evitarem filas, no final do prazo”, afirma o gerente do Projeto Biometria do TRE-RS, Martinho Marchi. A convocação é especialmente importante para os eleitores de Cruz Alta, Esteio, Carazinho, Guaíba e Sapiranga, cidades que têm apresentado os menores índices de comparecimento.

Outros 21 municípios, inclusive Porto Alegre, só terão seus eleitores convocados obrigatoriamente em 2021. Contudo, já é possível fazer a biometria nessas cidades. Desta forma, evita-se filas e faz-se com que o procedimento de cadastramento biométrico, responsável pela maior garantia de segurança no voto, seja mais rápido.

O sistema de agendamento do atendimento, disponível no site do TRE-RS, também agiliza esse processo. A ferramenta informa, ainda, se os cidadãos precisam ou não comparecer aos postos de atendimento, bem como se há alguma multa a pagar por ausência a eleições anteriores.

Veja a situação nos 497 municípios do estado 

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido