TRE-RS participa de encontro de Escolas Judiciárias Eleitorais no Pará

XIII CODEJE acontece na sede do TRE-PA

TRE-RS: Codeje

Nos dias 6 e 7 de junho, a presidente do TRE-RS e diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), desembargadora Marilene Bonzanini, e a coordenadora da EJERS, Débora Vicente, participaram do XIII Encontro do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), em Belém-PA. O encontro, realizado na sede do TRE do Pará, reuniu diretores e coordenadores das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) de todo o país para debater estratégias e metodologias, que visem ao desenvolvimento profissional de magistrados e servidores, na prestação jurisdicional eleitoral.

O CODEJE foi criado em julho de 2013, em Recife-PE. Dentre seus objetivos, estão a integração e o aperfeiçoamento das Escolas, o intercâmbio entre estas - com a permanente troca de experiências funcionais e administrativas - o desenvolvimento de ações com a finalidade de incentivar o interesse pelo estudo, pesquisa e produção científica no âmbito de sua competência, a fixação de critérios e a uniformização da atuação das EJEs, respeitando a autonomia e as peculiaridades de cada região. Também é função do Colégio representar as EJEs perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na solenidade de abertura do CODEJE, na quinta-feira (6), o presidente do TRE-PA, desembargador Roberto Moura, enfatizou a importância da realização do evento para a Justiça Eleitoral. Nesta sexta (7), os representantes das EJEs de todo o Brasil se reuniram para discutir melhorias e estratégias de ações efetivas para seu fortalecimento. Foram formados grupos para debater os temas: unificação das ações de capacitação; criação de estratégias nacionais em defesa da urna eletrônica; e ampliação da atuação das EJEs. Todas as propostas foram colocadas em relatórios e repassadas aos diretores das Escolas.

Ao final do evento, foi redigida a Carta de Belém, trazendo as conclusões dos debates e norteando futuras ações das Escolas Judiciárias Eleitorais. A carta será encaminhada ao TSE.

 

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: TRE-PA
Supervisão: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido