Mauricio Muniz é eleito prefeito de Palmares do Sul

Município teve novas eleições para prefeito e vice-prefeito neste domingo (7)

TRE-RS: palmares do sul 1

O candidato Mauricio da Silva Muniz, da coligação Desafio para Governar, Vontade para Trabalhar (MDB/PDT) foi eleito, neste domingo (7), o novo prefeito de Palmares do Sul, no litoral gaúcho. Gilmar Alves de Souza será o vice-prefeito. Muniz e Souza obtiveram 3.225 votos (46,51% dos válidos). Em segundo lugar, ficou o candidato Ildon Sérgio Gil da Silva, com 2.259 votos, e em terceiro lugar, Eduardo Pereira Alves, com 1.450 votos. Foram 178 votos brancos e 167 nulos. A abstenção foi de 28%.

O novo pleito ocorreu devido às cassações dos mandatos do prefeito eleito em outubro de 2016, Paulo Henrique Mendes Lang, e do vice-prefeito, Cláudio Luiz Moraes Braga, da coligação O Melhor para Palmares do Sul (PT/PROS), por abuso de poder político e conduta vedada prevista na Lei das Eleições.

Os cidadãos que estavam fora do município no dia da eleição devem apresentar justificativa dirigida ao juiz eleitoral. A votação foi encerrada às 17h e a apuração às 17h52.

A presidente do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini, acompanhou a eleição em Palmares do Sul, junto com servidores do Tribunal (fotos ao lado). A comitiva visitou alguns locais de votação e também o cartório da 156ª Zona Eleitoral, sede da Justiça Eleitoral na cidade.

O município tem 10.111 eleitores. A biometria foi utilizada para identificação em todas as 37 seções eleitorais.

Os eleitores de outros quatro municípios brasileiros também voltaram às urnas neste domingo para elegerem prefeitos e vice-prefeitos. Todos os pleitos foram marcados pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) após a cassação dos mandatos dos candidatos eleitos em outubro de 2016. No estado de Minas Gerais, foram realizadas novas eleições em três cidades: Aguanil, Elói Mendes e Nova Porteirinha. Já em Rondônia, o pleito ocorreu no município de Candeias do Jamari.

Os resultados das eleições podem ser conhecidos diretamente no sistema de Divulgação de Resultados de Eleições. As resoluções que disciplinam o processo eleitoral em cada um dos municípios estão disponíveis no Portal do TSE. As informações sobre cada candidato também podem ser acessadas no DivulgaCandContas.

Confira o calendário das eleições suplementares em 2019


Texto: Jônatas da Costa
Imagem e coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido