Presidente do TRE-RS participa de evento promovido pela União dos Vereadores do Brasil

A desembargadora Marilene Bonzanini apresentou o painel “Preparando as Eleições 2020”

TRE-RS PALESTRA PRESIDENTE UVB

Na manhã desta quarta-feira (4), a presidente do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini, participou como palestrante do painel “Preparando as Eleições 2020”, promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). A palestra fez parte da programação do Encontro Nacional de Agentes Políticos pelo Fortalecimento da Cidadania e Democracia, que inciou no dia 3 e encerrará no dia 6 desse mês. O evento, que acontece na Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (AIAMU), reúne vereadores de todo o Brasil.

A desembargadora Marilene lembrou que nas eleições ocorridas no ano passado, a propagação deliberada ou involuntária de desinformação, por meio das fake news, colocou dúvidas na população sobre o processo eleitoral, que foram constantemente esclarecidas, com agilidade e prudência, pela Justiça Eleitoral. Também apresentou dados observados nas últimas eleições municipais realizadas no estado, os quais mostram que em diversas situações a soma dos votos brancos, nulos e abstenções ultrapassou a votação do primeiro colocado eleito.

A campanha Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania, também foi mencionada pela magistrada. Ela lembrou que, durante esse ano, percorreu diversos municípios do interior do estado, junto com o vice-presidente e corregedor André Luiz Villarinho e uma equipe do Tribunal, para divulgar a valorização do voto e do processo eleitoral como um todo, abordando temas como segurança, tecnologia e desenvolvimento de consciência cidadã.

A desembargadora Marilene reforçou a necessidade de divulgação do recadastramento biométrico aos cidadãos. Esse procedimento possibilita a atualização do cadastro eleitoral e anula qualquer possibilidade de fraude na identificação do eleitor.

Ao final, destacou que a Justiça Eleitoral está sempre aberta ao debate e à crítica construtiva para o aperfeiçoamento e legitimidade do processo eleitoral, sempre em favor do compromisso de garantir a livre expressão da vontade popular por meio da garantia do direito de votar e ser votado.

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: UVB
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido