EJERS leva projeto Lideranças do Futuro para mais uma escola da capital

Estudantes assistiram painéis de servidores da Justiça Eleitoral e simularam votos na urna eletrônica

TRE-RS EJERS COLEGIO KENNEDY

A Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) realizou mais uma ação do projeto Lideranças do Futuro, nesta quarta-feira (4), no Colégio Kennedy, em Porto Alegre. Servidores da Justiça Eleitoral conversaram sobre democracia, representatividade e cidadania com cerca de 80 alunos de turmas do ensino fundamental e médio. Também ocorreu o treinamento de mesários e a simulação de eleições com a utilização de urnas eletrônicas.

A ação, promovida pela Seção de Programas Institucionais da EJERS, foi organizada em parceria com o professor de História do colégio, Alexandre Oliveira, que desenvolve com os alunos um projeto educacional de incentivo à participação política com o objetivo de propiciar a formação de habilidades que possibilitem a criticidade e a reflexão na escolha de representantes. A atuação do programa Lideranças do Futuro encerrou uma série de ações realizadas previamente com os alunos. Para a simulação das eleições, duas turmas do 9º ano dividiram-se em dois partidos, escolheram candidatos para os cargos de presidente, governador e prefeito e realizaram campanhas.

Antes da simulação das eleições, os servidores da Justiça Eleitoral gaúcha conversaram com os estudantes sobre temas referentes às eleições e à promoção da cidadania. A chefe do cartório da 124ª Zona Eleitoral, Avelina Lautert, explicou aos estudantes sobre a segurança da urna eletrônica e do sistema eleitoral. A servidora do gabinete da presidência do TRE-RS e integrante do Programa de Participação Institucional Feminina, Karen Fróes, realizou a apresentação do painel “Gurias na Política”. Ela falou sobre a importância da redução da desigualdade de gênero na escolha de representantes.

O servidor da Seção de Programas Institucionais da EJERS, Jônatas da Costa, apresentou o painel “Me engana que eu posto”. Ele esclareceu questões referentes a desinformação no período eleitoral. Encerrando as explanações, o chefe de cartório da 112ª Zona Eleitoral, Paulo Konzen, palestrou a respeito do treinamento dos mesários.

Na sequência, ocorreu a simulação das eleições. Os servidores instruíram os alunos que atuaram como mesários a iniciarem o procedimento. Em seguida, os demais estudantes realizaram a votação nas cabines. A contagem dos votos e a diplomação dos eleitos será divulgada nesta sexta-feira (6).

Texto e Imagem: Diandra Tavares
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido