Serra Gaúcha recebe campanha Trilha da Cidadania

Município de Caxias do Sul recepcionou os servidores do TRE-RS

TRE-RS: Trilha da cidadania caxias 1

No mês de agosto a comitiva do TRE-RS responsável por transmitir a campanha Eleições 2020: A Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania, intensifica as viagens ao interior do estado. Nesta sexta-feira (2), a desembargadora Marilene Bonzanini, presidente do Regional, o vice-presidente e corregedor, André Luiz Villarinho, e demais integrantes do grupo estiveram em Caxias do Sul.

O primeiro compromisso da comitiva foi uma reunião com os chefes e juízes dos cartórios eleitorais da região.

Mais tarde, deu-se início apresentação de integrantes do Regional, na sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) de Caxias do Sul, para uma plateia composta por autoridades da região, advogados, dirigentes de partidos políticos, servidores da Justiça eleitoral e profissionais da imprensa.

No discurso de abertura, a presidente do TRE-RS, ao comentar sobre a segurança da informação processual nas últimas eleições, lembrou que a propagação deliberada ou involuntária da desinformação por meio das fake news, colocou dúvidas na população sobre o processo eleitoral, que foram constantemente esclarecidas com agilidade e prudência, pela Justiça Eleitoral.

Em seguida, a procuradora-geral do município de Caxias do Sul, Cássia Andréa Kuhn, parabenizou a iniciativa proposta pelo TRE-RS. Kuhn afirmou que o município caxiense compromete-se na parceria com o Regional, em todas as atividades a serem desenvolvidas ao longo do próximo ano eleitoral.

O encontro seguiu com as palestras dos representantes do Tribunal. O servidor Alexandre Basílio, da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), apresentou o projeto Lideranças do Futuro, voltado a promover a cidadania. O coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação, Martinho Marchi, falou sobre a segurança das urnas eletrônicas. A implantação do PJe foi o assunto trazido pelo coordenador de Registros, Informações Processuais e Partidárias, Carlos Vinicios Cavalcante, e pelo desembargador eleitoral substituto Miguel Ramos.

O vice-presidente e corregedor encerrou o evento. Elogiou a clareza das explanações dos palestrantes e fez um breve resumo dos assuntos tratados: a segurança da urna eletrônica, que foi perfeitamente demonstrada; a necessidade da realização do cadastramento biométrico, como importante fator de segurança na identificação do voto; a importância da EJERS, como meio de integração entre magistrados, cartórios eleitorais e a sociedade; e a apresentação do PJe, um novo instrumento jurídico que traz “celeridade, agilidade e facilidade aos advogados”.

Após o evento, a presidente do TRE-RS concedeu entrevista à imprensa local e, em seguida, a comitiva visitou os cartórios eleitorais de Caxias do Sul.

Também estavam na comitiva do Tribunal: o diretor-geral Josemar Riesgo, a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Ana Gabriela Veiga, o assessor-chefe da Presidência, João Marcelo Longhi, o secretário judiciário, Rogério de Vargas, o assessor de Comunicação Social (ASCOM), Cleber Moreira, e a servidora da Cerimonial/ASCOM, Luciane Gasperin.

A campanha segue no dia 20 desse mês, quando a comitiva do TRE-RS estará no município de Santa Maria.

+ Galeria de fotos

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Cleber Moreira
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

Últimas notícias postadas

Recentes