Santa Maria recebe campanha Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania

Iniciativa focada em segurança, tecnologia e cidadania também irá a Santana do Livramento nesta quinta (22)

TRE-RS: Trilha da cidadania santa maria 1

A presidente do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini, o vice-presidente e corregedor, desembargador André Luiz Villarinho, e demais integrantes da comitiva do Tribunal gaúcho responsável por promover a campanha Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania deram prosseguimento ao roteiro de viagens ao interior do estado para divulgar a iniciativa. Nesta quarta-feira (21), o município visitado foi Santa Maria.

Também compuseram o grupo de representantes do Regional: o desembargador eleitoral substituto, Miguel Ramos; o diretor-geral, Josemar Riesgo; o secretário judiciário, Rogério Vargas; o coordenador de Registros, Informações Processuais e Partidárias, Carlos Vinicios Cavalcante; o coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação, Martinho Marchi; o servidor da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), Alexandre Basílio; o assessor de Comunicação Social (ASCOM), Cleber Moreira; e a servidora do Cerimonial/ASCOM, Luciana Santos.

Ao chegar à Santa Maria, na tarde de terça-feira (20), a comitiva visitou os Cartórios Eleitorais do município. No local, o grupo foi recebido pelos servidores das 41ª e 135ª Zonas Eleitorais (ZEs) e pelo juiz da 41ª ZE, Luciano Barcelos Couto, e acompanhou o andamento do cadastramento biométrico de eleitores. Na oportunidade, o vice-prefeito da cidade, Sérgio Cechin, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism), Rodrigo Décimo, e o prefeito de Itaara, Cléo do Carmo, fizeram a coleta biométrica.

Na manhã desta quarta-feira (21), a presidente do TRE-RS, acompanhada de Riesgo e Vargas, concedeu entrevistas às rádios Imembuí e Santamariense e à RBSTV.

À tarde, antes do lançamento da campanha, a comitiva reuniu-se na sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) da Santa Maria, junto com juízes eleitorais e chefes dos Cartórios Eleitorais da região.

Após a reunião, houve o lançamento, também na sede da subseção da OAB/RS de Santa Maria, para uma plateia composta por autoridades da região, advogados, dirigentes de partidos políticos, servidores da Justiça Eleitoral e profissionais de imprensa.

No discurso de abertura do evento, a desembargadora Marilene Bonzanini lembrou que, nas últimas eleições, a propagação deliberada ou involuntária de desinformação por meio das fake news, colocou dúvidas na população sobre o processo eleitoral, que foram constantemente esclarecidas, com agilidade e prudência, pela Justiça Eleitoral.

Em seguida, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, agradeceu muito a presença dos integrantes do Tribunal no município. Ele elogiou a eficiência dos servidores dos Cartórios Eleitorais no último pleito.

O encontro seguiu com as palestras dos representantes do TRE-RS. Primeiramente, Vargas prestou orientações aos partidos políticos para as Eleições 2020. Basílio apresentou o programa Lideranças do Futuro, implantado pela EJERS, que visa a promover a importância da cidadania e a participação no processo eleitoral. Marchi esclareceu questões sobre a segurança das urnas eletrônicas. A implantação do PJE foi o assunto trazido por Cavalcante e Ramos.

O vice-presidente e corregedor, desembargador Villarinho, encerrou o evento.

Nesta quinta-feira (22), às 15h, a campanha será lançada em Santana do Livramento, no Salão do Júri do Fórum da cidade (Rua Barão do Triunfo, 450 - Centro).

+Galeria de fotos


Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Cleber Moreira
Supervisão: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido