Preparação para a aposentadoria é tema do Ciclo de palestras

Cinco servidores aposentados do TRE-RS debateram suas experiências no Plenário da instituição

TRE-RS Programa Preparação Aposentadoria Dia 3

Nesta quinta-feira (15), a programação do Ciclo de Palestras do 2º Turno continuou, com evento promovido pelo Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do TRE-RS (PQVT), no plenário do Tribunal. Neste segundo dia, a programação contou com uma conversa entre cinco servidores jubilados sobre suas experiências de vida a partir das suas aposentadorias. Todas as atividades expostas têm como finalidade propiciar ao público reflexões sobre temas referentes a qualidade de vida e bem-estar.

A abertura e mediação do evento foi feita, novamente, pela servidora, Flávia Laitano, que introduziu o terceiro painel. Em seguida, Carlos Fernando Costa, ex-servidor da 77º Zona Eleitoral, de Osório, e aposentado há um mês, deu continuidade à atividade. Costa iniciou a conversa questionando os outros quatro ex-servidores sobre situações características de se aposentar. “Como se prepararam para a aposentadoria?”, “E como está sendo? É o que vocês esperavam?”, “Vocês têm planos para o futuro?” foram algumas das perguntas que orientaram o bate-papo.

Apesar da maioria dos participantes da conversa não ter participado de todos os eventos do PQVT, em outros anos, todos são otimistas. Carlos Fernando ressaltou a importância da orientação sobre educação financeira que, para ele, ajudou a aposentar-se com tranquilidade.

Já Lizete Mello dos Santos, ex-servidora da Central de Atendimento ao Eleitor, em Porto Alegre, e aposentada desde janeiro deste ano, explicou que é ótimo “estar dona de seu tempo”. Entende que, agora, tem mais tempo para visitar pessoas queridas - o que não conseguia fazer anteriormente.

Para Celso Ribeiro Rodrigues, antigo funcionário da Secretaria de Orçamento e Finanças e aposentado desde julho de 2017, por vezes, o tempo passa até mesmo muito mais rápido do que antes. Hoje, ele preenche sua rotina com atividades como escrita criativa, piano, esportes e convívio social.

João Antônio Friederich, que antes trabalhava na Secretaria Judiciária e aposentado desde julho de 2017, recomenda a todos os presentes que se preparem para a jubilação, além de fazer elogios à programação. Como também é arquiteto, ele explica que sua vida de aposentado não está sendo muito diferente: continua a trabalhar com arquitetura na sua própria casa. Ainda, ele é vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia.

Por fim, Carmen Regina Machado, ex-chefe da 114º Zona Eleitoral, em Porto Alegre, e aposentada desde maio de 2018, explica que havia receio em se aposentar por pensar que não conseguiria administrar seu tempo da maneira que gostaria. Atualmente, para ela, a aposentadoria tem outro significado: agora tem mais tempo para estar com sua neta – atividade que com os seus filhos não pôde se dedicar tanto em função do seu trabalho.

 + Galeria de fotos 

Texto: Carolina Pastl
Imagem: Luiza Frasson
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido