Campanha Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania é apresentada em Santana do Livramento

Segurança, tecnologia e consciência cidadã foram assuntos discutidos no evento

TRE-RS: Santana do Livramento2

Nesta quinta-feira (22), a presidente do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini, o vice-presidente e corregedor, desembargador André Luiz Villarinho, e demais integrantes da comitiva do Tribunal gaúcho responsável por promover a campanha Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania, estiveram em mais um município do interior do estado. Desta vez, em Santana do Livramento.

Durante a manhã, a presidente - acompanhada do diretor-geral Josemar Riesgo e do secretário judiciário Rogério Vargas - concedeu entrevista no estúdio da Rádio RCC.

À tarde, antes do lançamento da campanha, a comitiva do Regional reuniu-se no Foro do município, junto com o juízes eleitorais e chefes dos Cartórios Eleitorais da região. Logo após, o vice-presidente e corregedor também concedeu entrevista para a Rádio RCC.

Em seguida, o grupo iniciou a apresentação da campanha, no salão do júri do Foro de Santana do Livramento, para uma plateia composta por autoridades da região, advogados, dirigentes de partidos políticos, servidores da Justiça Eleitoral e profissionais de imprensa.

No discurso de abertura do evento, a desembargadora Marilene Bonzanini lembrou que nas últimas eleições a propagação deliberada ou involuntária de desinformação por meio das fake news colocou dúvidas na população sobre o processo eleitoral, que foram constantemente esclarecidas, com agilidade e prudência, pela Justiça Eleitoral. Ela exaltou a importância do papel desempenhado pela imprensa como colaboradora nesse trabalho.

O encontro seguiu com as palestras dos representantes do TRE-RS. Primeiramente, o secretário judiciário prestou orientações aos partidos políticos para as Eleições 2020. O servidor da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), Alexandre Basílio, apresentou o programa Lideranças do Futuro, que visa a promover a importância da cidadania e a participação no processo eleitoral. O coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação, Martinho Marchi, esclareceu questões sobre a segurança das urnas eletrônicas. A implantação do PJE foi o assunto trazido pelo desembargador eleitoral substituto, Miguel Ramos, e pelo coordenador de Registros, Informações Processuais e Partidárias, Carlos Vinicios Cavalcante. O desembargador Villarinho encerrou o evento.

Em seguida, o grupo do TRE-RS visitou o cartório da 30ª Zona Eleitoral. No local, eles acompanharam o andamento do cadastramento biométrico dos eleitores. A estudante Luiza Helena Carlott, de 16 anos, fez a coleta de suas digitais e recebeu o título eleitoral das mãos da presidente e do vice-presidente do Regional.

Também compuseram a comitiva o assessor de Comunicação Social (ASCOM), Cleber Moreira; e a servidora do Cerimonial/ASCOM, Luciana Santos.

Na manhã desta sexta-feira (23), servidores do TRE-RS apresentarão a palestra “Tribunal, cidadania e segurança das urnas eletrônicas”, promovido pelo programa Lideranças do Futuro. O evento será realizado no auditório do campus de Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), para os alunos da instituição.

A campanha prossegue no próximo mês, visitando outros municípios de estado.

+Galeria de fotos


Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Cleber Moreira
Supervisão: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido