TRE-RS reúne partidos para tratar sobre Votação Paralela

Procedimento permite auditar o funcionamento das urnas eletrônicas

TRE-RS: Urna Paralela

A Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, presidida pelo juiz e integrante do pleno do TRE-RS, Dr. Eduardo Augusto Dias Bainy, promoverá na próxima quarta-feira (26), às 14 h, no plenário do Tribunal (Rua Duque de Caxias, 350), reunião com representantes de partidos políticos e entidades da sociedade civil. O objetivo do encontro é repassar informações gerais sobre os procedimentos a serem adotados na auditoria das urnas eletrônicas por meio de votação paralela e também, divulgar o cronograma de atividades.

A Votação Paralela é mais um dos mecanismos de segurança a garantir a lisura do pleito eleitoral, por tratar-se de uma auditoria, através de amostragem, de verificação do funcionamento das urnas eletrônicas.

A novidade implementada pelo TSE, neste pleito de 2018, será a auditoria por meio da verificação da autenticidade (assinaturas digitais) e integridade (resumos digitais) dos softwares instalados nas urnas eletrônicas, efetuada na própria seção eleitoral, antes do início da votação.

Os trabalhos das duas auditorias são públicos, com participação de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público, bem como de qualquer pessoa interessada.

Na manhã do dia 6 de outubro, véspera da eleição, serão sorteadas 12 urnas eletrônicas entre todas as seções do Estado do RS. As quatro primeiras urnas sorteadas (sendo ao menos uma da Capital) serão submetidas à auditoria de funcionamento sob condições normais de uso (votação paralela) e as demais à auditoria, mediante verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas.

O sorteio será realizado no plenário do TRE-RS, em cerimônia pública, a partir das 9h. Os trabalhos de auditoria ocorrerão no domingo da eleição, 07/10, no andar térreo do Prédio 50 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no período das 8h às 17h.

Texto: Jefferson Wilson
Revisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido