EJERS realiza seminário sobre a importância da participação das mulheres na política

Seminário “Um Brasil Melhor Conta com o Voto das Mulheres” propiciou debates acerca da representatividade feminina na estrutura dos partidos políticos e da importância do exercício da cidadania por meio do voto

TRE-RS: seminario voto mulheres

O TRE-RS, por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), promoveu o seminário “Um Brasil Melhor Conta com o Voto das Mulheres”, nesta segunda-feira (17). O evento ocorreu no plenário da instituição e teve como finalidade debater a participação feminina na política, avaliando questões como a efetividade da reserva de vagas por gênero e a participação das eleitoras no pleito de outubro.

A abertura do encontro foi realizada pelo presidente do TRE-RS, desembargador Jorge Dall’Agnol, que saudou a presença de todos os presentes e destacou “a importância da participação feminina para a renovação do cenário político”. O magistrado também ressaltou em sua fala “a relevância das mulheres, como representantes de 51,7% do eleitorado, exercerem a cidadania por meio do voto”.

O seminário foi dividido em dois painéis, o primeiro intitulado "Mulheres candidatas x mulheres eleitas: paradoxos e desafios" contou com a participação das expositoras Céli Regina Jardim Pinto, doutora em Governo pela University of Essex, e da jornalista Rosane de Oliveira, colunista do Jornal Zero Hora. A mediação foi realizada pela procuradora regional da União na 4ª Região, Lisiane Ferrazzo Ribeiro. 

Durante a exposição, as palestrantes buscaram avaliar, por meio da apresentação de estudos e pesquisas, as razões pelas quais o número de candidatas eleitas ainda é baixo, mesmo após a lei de reserva de vagas por gênero de 30% do percentual das candidaturas. Também foram apresentados temas como a necessidade de condições igualitárias na distribuição de recursos partidários para as mulheres e os desafios enfrentados na promoção da conscientização da importância do protagonismo feminino no exercício de cargos políticos. 

O segundo painel teve como título"A força decisiva da participação feminina" e foi mediado pela corregedora e vice-presidente do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini. A magistrada destacou “a relevância da Justiça Eleitoral  promover ações de debates como esta”. As servidoras da instituição, Daiane Piccoli e Débora Vicente, explanaram a respeito de questões como desigualdade de gênero e da apuração de registros de candidaturas femininas fictícias.presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter, palestrou sobre a participação das mulheres em políticas sociais.

+Galeria de fotos

Texto: Diandra Tavares
Imagens: Luiza Frasson e Giulia Cassol
Supervisão: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS


ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido