Votação Paralela é realizada com sucesso

O procedimento de auditoria visa comprovar a confiabilidade das urnas eletrônicas

Equipe da votação paralela

No último domingo (7), dia das eleições, simultaneamente ao pleito, – das 8h às 17h - ocorreu no prédio 50 da PUCRS, a Votação Paralela. Este é um procedimento de segurança, instituído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizado desde 2002 e que tem como objetivo comprovar a correta captação e contabilização do voto pela urna. Auditores fiscalizaram todo o desenvolvimento do trabalho.

Na manhã de sábado (6), no plenário do TRE-RS, foi realizado o sorteio de 12 urnas. As quatro primeiras urnas – sendo pelo menos uma delas de Porto Alegre - foram submetidas à Votação Paralela. As demais passaram por auditoria mediante verificação de autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas. Essa é uma novidade apresentada pelo TSE para as eleições deste ano.

Para a organização e condução dos trabalhos, o Pleno do TRE-RS designou a Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, presidida pelo desembargador eleitoral Eduardo Augusto Dias Bainy e composta por seis servidores da Justiça Eleitoral.

As urnas sorteadas para a Votação Paralela foram retiradas de suas seções, sendo substituídas por outras e levadas para a PUCRS. Cédulas de papel preenchidas durante a cerimônia do sábado - por representantes de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público (MP), partidos políticos e soldados do Exército Brasileiro - tiveram os votos “cantados” e digitados nas urnas eletrônicas.

Foi digitado um total de 689 cédulas, assim distribuídas: 180 votos na urna do Município de Porto Alegre (2ª Zona), 181 votos na urna de Cacequi (69ª Zona), 157 votos na urna de Caçapava do Sul (9ª Zona) e 171 votos na urna de São Leopoldo (73ª Zona). Houve 100% de coincidência dos votos digitados nas urnas eletrônicas com o relatório do Sistema de Apoio à Votação Paralela e com as anotações feitas nas planilhas pelos auditores e fiscais presentes.

Do mesmo modo, nas verificações realizadas diretamente nas seções eleitorais, antes do início da votação, foram confirmadas a autenticidade e a integridade dos sistemas instalados nas urnas auditadas.

Para o segundo turno, dia 28 desse mês, todo o procedimento se repetirá, ou seja, haverá nova auditoria em doze urnas eletrônicas do Estado.

Texto: Rodolfo Manfredini

Imagem: Cleber Moreira

Supervisão: Daniel Campos

Coordenação: Cleber Moreira

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido