TRE-RS realiza auditorias em urnas

Os trabalhos serão realizados na sede do Tribunal, amanhã, quinta-feira (18) às 15h e sexta-feira (19), a partir das 7h

Auditoria das urnas 17/10/2018

Em razão de solicitação feita pelo Ministério Público Eleitoral, durante o 1º turno do último pleito, o desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, presidente do TRE-RS, determinou a realização de auditoria da urna pertencente à seção 282, da 111ª Zona Eleitoral, de Porto Alegre, devido à denúncia referente a problemas técnicos ocorridos no dia da votação. Os trabalhos serão realizados no Plenário desse Regional, amanhã, quinta-feira (18) às 15h e sexta-feira, a partir das 7h.

No primeiro dia, ocorrerá a preparação da urna eletrônica, conforme orientações expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E, no dia seguinte, serão realizados os trabalhos de auditoria no hardware e no software da urna, com vista a reproduzir o que aconteceu na seção Eleitoral. Todo o trabalho será transmitido ao vivo pelo canal do TRE Gaúcho, no YouTube.

Hoje (17), foi realizada uma auditoria em seis urnas eletrônicas, por amostragem, de Porto Alegre, no depósito onde elas ficam armazenadas. Com a presença da Polícia Federal, Ministério Público, juízes eleitorais e demais partes interessadas, servidores do TRE-RS executaram os passos necessários para comprovar a confiabilidade das urnas: conferência de lacres, conferência de hash, emissão do BU e do RDV, gravação do log, conferência de assinatura digital. Após o desenvolvimento de todo o trabalho, foi comprovado que nenhuma urna apresentou qualquer problema.

+ Galeria de fotos

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Giulia Cassol
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido