Observador da OEA acompanha segundo turno das eleições no RS

Zona Eleitoral de Canoas foi escolhida para a observação

TRE-RS: OEA Observador

As eleições deste ano tiveram o acompanhamento de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA). Tanto no primeiro quanto no segundo turno, representantes da organização internacional estiveram em vários municípios do Brasil para supervisionar a normalidade do processo eleitoral e o funcionamento das urnas eletrônicas.

No Rio Grande do Sul, o representante designado para observar o segundo turno das eleições foi o diplomata alemão Martin Leeser. O roteiro começou no sábado, quando o diplomata acompanhou, na sede do TRE-RS em Porto Alegre, o sorteio das urnas eletrônicas que foram submetidas à Votação Paralela. Logo depois, participou de uma audiência com o presidente do TRE-RS, desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, e com a vice-presidente e corregedora, desembargadora Marilena Bonzanini. Também participaram da reunião o diretor-geral Antônio Augusto Portinho da Cunha e o assessor jurídico João Marcelo Longhi da Graça. Por fim, o observador da OEA visitou a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), onde servidores explicaram o funcionamento do sistema eletrônico de votação.

No domingo, o diplomata alemão acompanhou a votação em uma seção eleitoral de Canoas. Também esteve na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, onde presenciou os trabalhos da Votação Paralela. Para finalizar sua participação, o observador da OEA voltou à sede do TRE-RS, onde acompanhou a totalização dos resultados das eleições.

No primeiro turno, o acompanhamento das eleições foi feito pela diplomata francesa Anne Claire Hoyau.

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Cleber Moreira
Supervisão: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido