Magistrado de 105 anos é homenageado como Eleitor Emérito

Apesar de não ter a obrigação do exercício do voto há mais de 30 anos, Garibaldi de Almeida Wedy nunca faltou a uma eleição

TRE-RS Magistrado 105 anos

Com 105 anos, o magistrado Garibaldi de Almeira Wedy foi o eleitor mais velho do Rio Grande do Sul a exercer seu papel como cidadão nas Eleições 2018. A presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Vera Lúcia Deboni, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, junto à vice-presidente e corregedora, desembargadora Marilene Bonzanini, estiveram presentes no local de votação para homenagear a dedicação do magistrado. Após concluir o exercício do voto no segundo turno, foi entregue a ele o certificado de Eleitor Emérito, pelo exemplo de compromisso com a cidadania.

Acompanhado de familiares, o desembargador aposentado chegou por volta das 10h deste domingo (28) no prédio do Forte Apache (antigo palácio do Ministério Público do Estado), no Centro Histórico de Porto Alegre, para registrar seu voto. Apesar de suas dificuldades de locomoção, Garibaldi não hesitou na hora de ir até a urna. “É meu dever como cidadão”, enfatizou. O filho do magistrado, também desembargador aposentado, Délio Spalding de Almeida Wedy, ressalta a importância das eleições para seu pai: “Meu pai nunca faltou a uma eleição. Hoje, desde as 6h30, já estava ansioso e se preparando para votar. Para ele, é algo que cumpre com o maior prazer. Faz parte da sua história como advogado, promotor, juiz de Direito, desembargador e, principalmente, como cidadão”.

Uma trajetória de sucesso

Natural de Soledade, Garibaldi concluiu o curso de Direito em dezembro de 1939. Em 1941, foi aprovado no primeiro concurso realizado para o Ministério Público, assumindo o cargo de promotor público na comarca de Ijuí. Quatro anos depois, em maio de 1945, ingressou na magistratura como juiz da Comarca de Sobradinho, quando acumulou a jurisdição com o cargo de prefeito, até que se realizassem as eleições daquele ano. De lá, seguiu para Lajeado, Soledade, São Luiz Gonzaga e Santa Maria, chegando enfim a Porto Alegre, onde foi juiz da primeira Zona Eleitoral de Porto Alegre - na época existiam apenas duas Zonas Eleitorais na Capital. Wedy também foi eleito o primeiro tesoureiro da Ajuris, durante a gestão 1963/1964. Em 5 de maio de 1969, assumiu o cargo de desembargador no Tribunal de Justiça, onde se aposentou em 1974.

Texto: Giulia Cassol
Imagem: AJURIS
Supervisão: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido