TRE-RS participa do Simpósio Eleições 2018 no Paraná

Evento promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro

TRE-RS: simpósio eleições 2018

O Simpósio Eleições 2018, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por intermédio da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJEPR), ocorreu nestas segunda (3) e terça-feira (4), em Foz do Iguaçu-PR. O presidente do TRE-RS, desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, esteve presente no evento, do qual participou como expositor abordando a importância da comunicação nas eleições deste ano e as ações do TRE-RS, com o objetivo de reforçar a confiabilidade do processo eleitoral. A finalidade do seminário foi trocar experiências sobre os principais aprendizados proporcionados pelas Eleições 2018, objetivando o alinhamento da estratégia e a definição de melhorias a serem implantadas nas Eleições 2020.

Nesta segunda (3), o primeiro painel, conduzido pelo presidente do TRE-PR, desembargador Luiz Taro Oyama, discutiu a importância da sustentabilidade e da Comunicação Não-Violenta (CNV) para a Justiça Eleitoral. Entre os expositores, figuraram o desembargador Dall’Agnol, o membro da Corte do TRE-SC, Wilson Pereira Junior, e o diretor-jurídico da Itaipu Binacional, Cezar Eduardo Zilliotto.

O segundo painel do dia discutiu o Processo Eleitoral. Presidido pelo juiz-membro da Corte do TRE-PR, Pedro Luís Sanson Corat, teve como expositores o ex-presidente do TRE-PR e presidente eleito do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Adalberto Xisto Pereira, a procuradora regional eleitoral, Eloísa Elena Machado, o juiz-membro da Corte do TRE-PR, Jean Carlo Leeck, e o advogado eleitoralista Guilherme de Salles Gonçalves.

O tema Processo Eleitoral voltou ao foco das discussões no primeiro painel desta terça-feira (4). Coube ao membro da Corte do TRE-PR, desembargador Luiz Fernando Wowk Penteado, presidir a mesa, que contou com a participação dos expositores Paulo Afonso da Mota Ribeiro, também membro da Corte do TRE-PR, e do advogado eleitoralista Gustavo Bonini Guedes.

Após as conclusões sobre o Processo Eleitoral, foi a vez do juiz-membro da Corte do TRE-PR, Antonio Franco Ferreira da Costa Neto, presidir a mesa composta pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, Flavio Pansieri, pelo advogado Anderson Alarcon e pelo assessor da Presidência da Federação das Indústrias do Estado Paraná (Fiep), Dorgival Lima Pereira.

 

Texto: Giulia Cassol, com informações da ASCOM/TRE-PR
Imagem: Cleber Moreira
Supervisão: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

 

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido