Justificativa Eleitoral

Para justificar o voto no dia da eleição, o eleitor deve comparecer à seção mais próxima ou a uma mesa receptora de justificativa, apresentando ao mesário o formulário "Requerimento de Justificativa Eleitoral" devidamente preenchido e o seu documento oficial com foto (E-título, carteira de identidade, de trabalho, funcional ou certificado de reservista).

Clique aqui para consultar a lista de mesas receptoras de justificativa.

Atenção: mesmo que não esteja portando seu título, o eleitor deve saber o número de sua inscrição eleitoral, o qual pode ser consultado aqui ou nos Cartórios Eleitorais.

O formulário para justificativa estará à disposição - gratuitamente - nos Cartórios Eleitorais, nas Centrais de Atendimento ao Eleitor ou no site do TSE, no período de 10 dias anteriores ao pleito até o encerramento da votação.
Requerimento de justificativa de voto no dia da eleição (formato PDF)

Formas:
Justificativa pela internet: Sistema JUSTIFICA (saiba mais)
Justificativa por escrito: Requerimento de Justificativa (após eleição) - (formato PDF). Deverá ser impresso, anexando cópia do título eleitoral ou documento de identificação pessoal e o respectivo documento comprobatório da impossibilidade (atestado médico, comprovante de viagem, entre outros), dirigido ao Juízo Eleitoral da sua inscrição (veja o endereço do seu Cartório Eleitoral), para análise.
Prazos
:
Eleitores no Brasil: 60 dias após cada turno.
Eleitores no Exterior: 30 dias a contar do retorno ao país.

No pleito de 2018, o eleitor que deixar de votar e não justificar a ausência no dia da eleição poderá encaminhar o RJE (pós-eleição) a qualquer Cartório Eleitoral, nos seguintes prazos:
- até 06 de dezembro de 2018, com relação ao primeiro turno;
- até 27 de dezembro de 2018, com relação ao segundo turno.

O eleitor com inscrição no Brasil que se encontrar fora do País no dia das eleições, independente de lá residir ou não, possui o prazo de 60 (sessenta) dias, contados da data de cada turno, para justificar a sua ausência às urnas.

Na hipótese de seu retorno ocorrer após o fim desse prazo, terá 30 (trinta) dias, a partir da data de sua entrada no País, para apresentar sua Justificativa à Justiça Eleitoral, por meio do Sistema JUSTIFICA ou diretamente no Cartório Eleitoral.

Ainda, deverá anexar ao requerimento de justificativa uma cópia de seu passaporte com carimbo de entrada no Brasil e/ou tíquete de passagem que comprove o retorno, bem como de seus documentos pessoais.

Os endereços dos Cartórios podem ser encontrados nos sítios de cada TRE (Zonas Eleitorais TRE-RS) ou do TSE.

Os eleitores residentes no Exterior que não transferiram sua inscrição para o local do seu domicílio e que não votaram ou justificaram sua ausência às urnas por 3 (três) pleitos consecutivos poderão ter seu título cancelado, caso não regularizem sua situação eleitoral.

Para evitar esse cancelamento, cabe destacar a importância de, ao não comparecer para votar, o eleitor encaminhar a justificativa correspondente nos prazos referidos acima.